domingo, 18 de maio de 2014

Drogas



DROGAS     

            Os autores levantaram os dados mais recentes sobre o consumo de álcool, fumo e outras drogas mais comuns no Brasil, concluindo que o álcool e o fumo são as substâncias mais usadas e abusadas entre os adultos. Entre os estudantes de 1º e 2º graus, o álcool é também a droga mais utilizada (80,5% usaram pelo menos uma vez na vida, 18,6% usam freqüentemente). Seguem à distância o fumo (28% pelo menos uma vez na vida, 5,3% freqüentemente), os inalantes (17,3% na vida, 2,1% freqüentemente) e os medicamentos psicotrópicos (tranquilizantes: 7,2% na vida, 0,8% freqüentemente; anfetaminas: 3,9% na vida, 0,5% freqüentemente). Em último plano aparecem as drogas ilícitas, como a maconha (3,4% na vida, 0,5% freqüentemente) e a cocaína (0,7% na vida, 0,1% freqüentemente). Chamam a atenção para a responsabilidade dos profissionais de saúde frente ao problema e as possibilidades de influir positivamente na prevenção. Sobre os adolescentes, por que experimentam, quem se encontra em risco, fatores de risco, etapas no uso de substâncias e cronologia da adição. Fazem uma descrição sobre as diversas substâncias, sua composição, aspectos biológicos, quadro clínico, tolerância, intoxicação e síndrome de abstinência. Fumo, álcool, produtos de cannabis, inalantes, cocaína, estimulantes, alucinógenos, hipnóticos, tranquilizantes, anti-histamínicos e anti-parkinsonianos, opiáceos e narcóticos, esteróides anabolizantes, contaminantes e substâncias semi-sintéticas. Classificam o abuso de substâncias em 4 níveis. Dão as linhas mestras para a avaliação clínica: métodos de abordagem, confidência, diagnóstico de uso e abuso, análises clínicas úteis ao diagnóstico, necessidade de consultoria, encaminhamento, métodos de tratamento. Prevenção: 10 regras para os pais.
                       


                                                           Tomás José Silber,* Ronald Pagnoncelli de Souza**


quarta-feira, 7 de maio de 2014

Hoje em dia vivemos em uma sociedade em que dialogar como seus pais ou até                    mesmo com outras pessoas de mais idade(tios,tias ,avos ,avos).ocorre mais frequentemente pois antigamente era mais raro.
            Na sociedade em que vivemos atualmente é mais fácil realizar um dialogo entre um amigo, mas sabendo que aquele amigo não tem tanto conhecimento quanto nossos país.

            Nossos pais que tem mais conhecimento as vezes fica mais difícil tomar uma iniciativa de um dialogo, diariamente que tem mais iniciativa é os filhos pois as vezes os pais não se sentem com “coragem” para tomar essa iniciativa.